Aprende por ti, a arte de gerir o teu negócio

E se apenas pudesses trabalhar 4 horas por dia?

Vou repetir a pergunta: e se apenas pudesses trabalhar 4 horas por dia? O que farias? E mais importante: o que deixarias de fazer?

Não penses já que é impossível… Vamos supor que (por motivos de saúde) só podes mesmo trabalhar essas horas.

A receita passa por combinar dois ingredientes muito poderosos: o princípio 80/20 e a lei de Parkinson.

Em resumo:

– Princípio Pareto: 20% do teu tempo traz 80% dos teus resultados.

– Lei de Parkinson: a tarefa que tens para fazer cresce em complexidade e importância quanto mais tempo tens para a fazer. Ou seja, se tiveres 30min para enviar um email a um cliente vais ocupar esse tempo. Mas se apenas tiveres 5minutos para o fazer (porque a seguir tens uma reunião) vais arranjar forma de o fazer nesse tempo.  

Traduzindo isto para o cocktail:

– Identifica as poucas tarefas cruciais (20%) que mais contribuem para os teus resultados (pareto) e agenda as mesmas com prazos muito curtos e definidos (parkinson). 

Podes estar a pensar: “Ahhh isso é tudo muito giro na teoria, agora na prática…” 

Ok, é justo… Vou dar dois exemplos reais:

Um pessoa muito perspicaz (Timothy Ferriss), começou o seu primeiro trabalho no departamento de vendas de uma empresa. 

Percebeu que a maior parte das chamadas que fazia (das 9h às 17h) não chegavam ao dono da empresa pois passavam sempre pela secretária.  

Experimentou alterar o horário em que fazia as chamadas. Passou a fazê-las antes das 9h e depois das 18h. A secretária já não estava e assim conseguia falar diretamente com o dono da empresa.

Resultados? Em 1h por dia (30 min de manhã + 30min de tarde) conseguiu duplicar os resultados. E mais importante: em muito menos tempo do que os colegas.

Outro caso:

– Charney também aplicou estes conceitos. 

Resultados: de 40horas de trabalho por semana, passou para 18 horas, produzindo quatro vezes mais resultados. Passou a tirar a 2ªf e a 6ªf de folga para estar com a família. 

Exato. É possível mais com menos.

E não. Não é preciso um novo software. Não são necessárias técnicas avançadas de gestão. Muitas vezes o mais simples torna-se o superpoder. 

Depois a próxima preocupação passa a ser: “o que fazer com o resto do tempo que me sobra?” Estarei muito feliz quando chegares a este nível…

Partilha este artigo:

Aprende por ti, a arte de gerir o teu negócio

OS PEQUENOS NEGÓCIOS MERECEM

AS MESMAS OPORTUNIDADES DOS GRANDES

Preço 17,95€
IVA e portes de envio incluídos
E ainda… Uma dedicatória especial ❤️

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao continuar a navegar estará a concordar com a nossa Política de privacidade